Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoaa feliz, de bem com a VIDA, curtindo cada momento como se fosse o último. UM DIA EU ACERTO!
Se não pode DOAR por Pay-Pal ou BankLINE, clique no BANNER acima, FAÇA um REGISTRO e já estará colaborando com USD 0,02. Cada centavo é benvindo. Conto com Vocês!

Tradução / Tradución / Translate - Ouvir Tema da Página

♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sexta, 23/07/2010 - Honduras foi passagem! Entrando em El Salvador.

<<<.>>>
A princípio minha idéia era a de ficar rodando por Honduras, indo de cidade em cidade, usando as coordenadas que peguei de pousos, para ganhar tempo até o dia 3, quando então sairia do país, possivelmente por Corinto, uma fronteira, mais para o Atlântico e de lá vir descendo por toda a Guatemala até a fronteira com o México. Porém quando cheguei a Jicaro Galan, no trevo da estrada que para esquerda leva a fronteira com El Salvador, como eu não tinha pressa de chegar a lugar nenhum, resolvi percorrer os 50 Kms até lá para pelo menos checar ‘o gasto’ que eu iria ter quando fosse entrar no país.
Tomei um cafezinho num bar dali e segui rumo a Amatillo, cidade da fronteira com El Salvador. Fui tranqüilo, passeando ‘literalmente’. O que não tem remédio, remediado está. Como o ‘estupro’ era inevitável, resolvi seguir o conselho de ‘Suplicy’ e relaxei para ‘gozar’.
Como nas fronteiras anteriores, logo que você chega, uma ‘renka’ de zangões te cerca e ficam em cima de você se oferecendo para ‘ajudar’ nos tâmites, claro, mediante a um ‘pequena’ colaboração que varia de 30 a 50 Dólares.
Eu já estou farto disso e agora vou logo dando patada neles, seja o país que for. Mal eu passei o obelisco que há no posto fronteiriço, um ‘babaca’ desse, que vinha correndo me seguindo, assoviando me chamando, não faço idéia desde onde, só sei que parei a moto, e muito puto, perguntei a ele se eu havia dado alguma condição de que queria ‘seus serviços’. Sem graça, claro, depois do esporro, ele se foi e eu segui em frente até o lado Salvadorenho, sendo então parado por um agente da imigração que me pediu os papéis e eu disse que ainda não havia feito minha saída de Honduras que estava ali apenas para checar os custos que eu teria para entrar no País.
Muito solícito e simpático, coisa que eu não via nas pessoas, principalmente agentes de autoridades, desde a Nicarágua, este funcionário me disse que em El Salvador, não se pagava coisa alguma para entrar, tampouco transitar. Que eu podia voltar a Honduras e fazer os trâmites de saída que estava tudo ‘listo’ e eu poderia ir-me a seu país se assim eu desejasse naquele momento mesmo.
Tranquilo, pois agora sabia não teria despesa alguma, voltei até o lado hondurenho, fui até o posto de gasolina, abasteci a ‘Guerreira’, voltei e logo um cara que talvez tenha visto eu dar o esporro no ‘zangão’, quando cheguei, se adiantou apresentando-se como autoridade Aduaneira e de Imigração, pediu meu passaporte e documentação da moto e resolveu tudo em cerca de 15 minutos, me liberando assim para atravessar e deixar o país, ‘masssssssss’, tive de pagar 10 Dólares de “trâmites migratórios”.


Tranquilésimo a entrada em El Salvador. Menos de cinco minutos eu já estava na estrada rumo a Aduana, que fica distante uns 3 quilômetros para fazer a permissão de trânsito para a ‘Guerreira’.
Além de não se pagar porra nenhuma, tanto para entrar no país como para transitar nele com seu veículo, você ganha 60 Dias para ficar com seu carro, moto, o que for , transitando. Além disso as autoridades e funcionários são extremamente gentis, cordiais e educados. Tratam você sempre com um sorriso no rosto, estão disponíveis para ajudá-lo e orientá-lo no que for necessário, em resumo: Totalmente diferente dos outros dois Países!

Resolvida a papelada da ‘Guerreira’, que mais uma vez, passou outra fronteira sem nenhum tipo de incômodo, revista, nada, segui em frente procurando o local das coordenada para ‘cair’.
Fui até a cidade de Santa Rosa de Lima, no caminho, para sacar dinheiro, meus últimos 100 Dólares, e voltei a ‘carretera’, sempre seguindo o rumo Norte.
Cheguei a cidade de São Miguel, onde o GPS me levou. Infelizmente o estacionamento e parada para RVs, (MotorHomes), não existia mais. No seu lugar agora há um colégio.
Se eu seguisse direto, fatalmente domingo, 25/07, já estaria em San Salvador, capital, o que para mim é no momento inviável pela falta de grana, sendo assim, segui sempre buscando já um lugar legal para me instalar por pelo menos uma semana.
Hoteis e hostals, estão fora de cogitação, pois, aqui são bem caros... Na faixa de 20 Dólares a diária, sem internet, que também aqui é algo ainda um pouco ‘restrito’.
Parei num posto de gasolina para atualizar o GPS e lançar o mapa detalhado de El Salvador, já que este ainda não havia sido carregado no SD e com isso ter mais detalhes das cidades, estradas e ruas de El Salvador.
Também comprei um pacote de ‘chourizos’, (lingüiça), um pacote pequeno de massa de tomate, um tomate e uma cebola mais adiante numa pequena ‘venda’ e ali mesmo cozinhei um almoço, (arroz, com linguiiça ensopada com tomate e cebola), e comi bem, tudo por 1 Dólar.


Segui em frente até chegar na cidade de São Vicente, onde o tempo começou a fechar e, também logo após o trevo de entrada para a cidade, haviam moças vendendo peixe fresco e, mais adiante, outra vendendo ‘Pitús’, (camarão de água doce), enormes. Não resisti... tive de parar.
Perguntei quanto custava. Para minha surpresa, 5 Dólares uma bacia com mais ou menos 1 Quilo de Pitús.
Perguntei então, a moça, por quanto ela me venderia 5 unidades, pois eu não tinha onde guardar, e comeria eles imediatamente, no posto de gasolina, ao lado de onde elas se encontravam, e onde, eu pretendia ficar, se, os responsáveis me autorizassem.
Muito sorridente e brincalhona ela de início disse que não podia vender assim, mas vendo minha sinceridade e que de fato um quilo era muito para mim sozinho, fez os 5 Pitús, por 2 Dimes, coisa de 20 centavos de Dólar, ou, R$ 0,40 de Real.
Voltei até o posto, e depois de abastecer novamente a ‘Guerreira’, (gasolina aqui é barata, 3,33 dólar o Galão/4lts), perguntei ao frentista se eu podia passar a noite ali. Este foi até os proprietários e logo recebi ‘sinal verde’ para ficar.


Todos no posto são muito legais. Os sócios, proprietários e o filho, que me atendeu, de 16 anos. Logo fizemos uma pequena interação e eu pus os camarões no fogo para comer e, nesta ocasião, super, ultra, especial, me dei ao luxo, mesmo sem beber nada ‘alcoólico’, de tomar uma lata de cerveja saboreando os ‘Pitús’ com pão de forma que eu havia comprado em Choluteca. Foi um banquete.
A noite, enquanto conversávamos sobre minha viagem e sobre a ‘saga’ que está sendo para mim este final de mês, depois de ter sido roubado em Nicarágua e Honduras, pelo governo deles, Demétrio, um dos sócios, me disse que se eu quisesse, poderia ficar aqui até o dia 3, tranquilamente e que no domingo, tiraria uma máquina que estava numa construção de lojas aqui no posto, para eu por dentro minha barraca e assim ficar melhor acomodado.
Agradeci e aceitei a oferta. Mesmo sem ter internet próxima, para mim esta semana parada aqui será excelente, pois, além de ser um lugar bem seguro, já posso dizer que estou entre amigos. Eles colocaram a minha disposição toda a infra-estrutura do posto. Tenho lugar para tomar banho, para cozinhar, enfim estou muito bem instalado e agora posso ficar tranqüilo quanto ao meu dinheiro e tempo em El Salvador, até o momento o país melhor desse eixo Nicarágua X Guatemala!

<<<.>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a diuvulgar o Blog e esta Viagem. Contribuições são bem vindas:

Agora você pode DOAR pelo PAYPAL, para - dressa.gasparelli@gmail.com - É fácil e rápido! - Vale também Cartão de Débito no Pay-Pal, ele aceita as duas modalidades.

Se for Correntista do BRADESCO, Tranferência entre Contas de Titularidade Diferente, para:

Agência: 886-Mangaratiba - Conta Poupança: 1000072-6 - José Luíz da Rocha Melo

PS. Há casos em que, dependendo da forma do depósito, é necessária a colocação completa da Agência, com dígito, sendo assim a forma correta é: 0886-9

Conto com todos. Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.