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sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dicas Úteis para quem for Viajar para a Venezuela

Desnecessário dizer que o Passaporte é peça fundamental para esta empreitada, mas há também vários outros documentos, que devem ser tirados antes, aí mesmo no Brasil e que vão facilitar e evitar contratempos ou indas e vindas desnecessárias.
- Primeiramente, procure o Posto do Detran, na Capital Boa Vista e peça a Autorização Veicular para Trânsito na Venezuela, já que há esta exigência por parte das autoridades do País. O custo deste documento é de R$ 44,00 pago na agência bancária, dentro do próprio posto do Detran e, é expedido na hora.
- Depois, dirija-se ao Aeroporto de Boa Vista, onde no guichê da ANVISA, peça a troca de sua Caderneta de Vacinação, pelo Modelo Internacional, já que sem isso, você fatalmente terá de retornar ao Brasil para providenciar. Não adianta tentar ir com a Caderneta que você recebe no Posto pois esta não tem validade ou reconhecimento algum fora do Brasil. O modelo Internacional é “amarelo” e vale para todos os Países por onde você for passar. Não se preocupe, ao contrário do que se diz comumente aqui pela internet com a ‘dita’ Carta Verde, pois, esta ‘na prática’, - pelo menos para os Países aqui do extremo Norte da América -, não existe ou não tem ‘valor algum’. Tanto na Venezuela, como na Bolívia, Peru, Chile, Guianas e Suriname, cada país, tem seu seguro, logo, quando chegar a fronteira, o motociclista será orientado de onde e como proceder para fazer seu seguro. No caso da Venezuela, depois de receber o visto de entrada e permanência no País pelo prazo máximo de 90 dias, renováveis por mais 90, no Passaporte, antes de obter a autorização de trânsito no País, o motociclista receberá a orientação para ir até a cidade de Santa Elena de Uiaren, 15 quilômetros, depois da fronteira, onde numa corretora credenciada, fará o Seguro Obrigatório contra Acidentes, e então retornará, novamente para o posto aduaneiro, onde receberá sua liberação. O custo do Seguro em moeda venezuelana é de Bf$ 244.000,00 ou R$ 88,00. Ambas as moedas são aceitas pela corretora, ficando a critétrio de cada um a moeda com a qual deseja pagar.
- São necessárias também, cópias de todos os documentos, ou seja, Passaporte, Carteira de Habilitação, Autorização de Trânsito do Detran, Caderneta Internacional de Vacinação e do próprio Seguro Obrigatório da Venezuela. O ideal é que se leve, pelo menos 3 cópias de cada, já que não há no Posto Aduaneiro, (SENIAT), máquina de XEROX e, isto pode causar o transtorno de ter de se rodar novos 15 quilômetros até Santa Elena apenas para se fazer cópias. - Pare em TODO e qualquer Posto de Controle, do Exército, (ALCABALAS), para conferência dos documentos e liberação. A falta de um único carimbo em sua autorização Veicular de Trânsito na Venezuela, que será expedida no SENIAT, ocasionará seu retorno ao ‘posto vazado’. Vale ressaltar que há locais em que a distância entre um posto e outro é superior a 200 quilômetros, por isso não vale a pena ‘vacilar’.
- Pare também em todos as patrulhas de trânsito, comandos de policiamento civil, Guarda Nacional, enfim, nem que seja apenas para ‘acenar’ com a cabeça e seguir viagem. Este é um sinal de respeito e cordialidade e, que é muito bem interpretado pelas autoridades na Venezuela.
- Nunca tente ‘dar carteirada’ ou se irrite com qualquer pedido ou exigência feita pelos Militares ou membros das Polícias. Lembre-se que você está num País que não é o seu e, logo sujeito às suas regras e determinações.
- Se não quiser ter despesas com hotéis, pousada, etc..., procure os Postos de Patrulhas de Trânsito, - em toda cidade há um. Normalmente, logo na entrada -, Quartéis de Bombeiros, Exército, ou , mesmo Alcabalas e peça, “humildemente”, ‘pouso. Eles nunca se negam e estão sempre prontos a deixá-lo ficar.
- Nunca peça para usar os Banheiros. Na Venezuela há uma certa cerimônia neste sentido. Informe-se onde pode fazer suas necessidades e, claro, se lhe for oferecido o uso do ‘baño` aí sim aceite e desfrute.
- Podendo, leve sempre um reservatório de água potável, haja visto que por lá, este é um líquido precioso. Lembre que ao contrário do que acontece aí no Brasil, aqui, quando se fura um poço, seja de 5 metros, o que se encontra ao invés de água é petróleo, logo, aqui o seu valor é um pouco puxado.
- Alimentação aqui também é um pouco cara. Um “PF”, custa em média Bf$ 25.000,00, +/- R$ 8,00, mas, não são ‘pratos’ como os que são servidos no Brasil. Além de muito pouca comida, feijão é raro. Quase nunca se vê. A salada também é ‘mirrada’ 2rodelas de tomate, 2 de pepino, quando há, e uns farelos de repolho e 3 fatias de banana frita no óleo.
- Café também é vendido em TODOS os lugares que tem. Não existe ‘cortesia’ de cafezinho. Um copinho pequeno, destes de ‘gole’, custa Bf$ 3.000,00 e o grande Bf$ 5.000,00, e, também os ‘vasos’, - copos descartáveis -, são pagos, Bf$ 1.000,00.
- Cigarros, para quem fuma é terrível. Não há, a excessão do Malboro e Luck Strike, nenhuma outra marca alternativa e de tamanho ‘King Size’. As marcas locais são “Belmont” e “ Consul”, nada a ver com os nossos. Os daqui saum bem menores em tamanho, cerca de 15% menor que um cigarro nosso e, o preço, igual, Bf$ 9.000 a 10.000,00 e os ‘importados’ Malboro e Luck, entre 12 e 15 mil. Logo, podendo traga seu estoque.
- Esteja sempre preparado para crise em combustível. Nunca deixe seu tanque secar ou ficar muito vazio. Há locais, como em Santa Elena de Uiaren, onde não se abastece veículos de outros lugares e, também às vezes, o controle Militar dos postos, não permite que você abasteça, e há casos em que uma ‘bomba’ é distante da outra mais dde 150 quilômetros, por isso é sempre bom estar preparado para uma surpresa. Leve se puder um ‘galão reserva’, (aqui é permitido, até garrafas ‘pet’ com combustível), assim você não vai correr o risco de uma pane seca. - Sinais de luzes aqui são totalmente diferentes dos usados no Brasil. Quando por exemplo, um carro ao cruzar em sentido contrário, e piscar os faróis para você, esteja atento para algum veículo enguiçado na pista ou buracos. Seta para esquerda, dada pelo motorista da frente, indica que você pode ultrapassar, ao contrário do Brasil que indica que há veículo em sentido contrário.
- Não há limite de velocidade as rodovias. TODAS, sem excessão, são como uma ‘autoban’, logo não se assuste se estiver, por exemplo, a 130 Km/h e um V-8 ou 12 cilindros, passar por você ‘rasgando’. Isso aqui faz parte. - Respeite, nos perímetros urbanos os semáforos quando houver e, sempre que ver uma pessoa na faixa, querendo atravessar, PARE. Aqui esta regra é fundanmental para todos os motoristas.
- Se puder e lembrar, traga Bombons e Chocolates “Garoto” ou também ‘catuaba’ da marca “FELINA”. Os Militares, e pessoal daqui são loucos por estas ‘guloseimas’ e, isto pode ser um ‘cartão de visitas’ muito bem visto e que pode abrir muitas portas e sorrisos para você. Bem, eu acho que com estas dicas, o pessoal não terá surpresas nem contratempos na Venezuela podendo assim atravessar ou curtir o País tranquilamente.
Beijaum e, “Roda pra Frente!!!”

2 comentários:

  1. ENCONTREI VC POR ACASO.AMEI,COMO EU GOSTARIA DE ENCONTRAR VC.DIA 1 DE JANEIRO COMECO MINHA VIAGEM PELAS AMERICAS.VOU DEMORAR TRES ANOS.IREI ATE AO MEXICO E DESCO ATE PATAGONIA,SUBINDO DE NOVO ATE PORTO SEGURO NA BAHIA ONDE MORO.MEU E MAIL jcarlosmanuel@hotmail.com DIZ QUALQUER COISA.BJS

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  2. Obrigada, mas acho que 'infelizmente' não vamos nso encontrar porquê em dezembro eu devo estar saindo aqui da Colômbia, e, quando você chegar aqui, eu já devo estar nos EUA, mas, de qualquer maneira, vá em frente e realize-se se isso é o que lhe faz bem. Fé em Deus, principalmente e, Roda pra Frente!

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