Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoaa feliz, de bem com a VIDA, curtindo cada momento como se fosse o último. UM DIA EU ACERTO!
Se não pode DOAR por Pay-Pal ou BankLINE, clique no BANNER acima, FAÇA um REGISTRO e já estará colaborando com USD 0,02. Cada centavo é benvindo. Conto com Vocês!

Tradução / Tradución / Translate - Ouvir Tema da Página

♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

domingo, 19 de julho de 2009

Boa Vista, Roraima - À 200 kms da Fronteira com a Venezuela - O primeiro SUFOCO!

Pois é... Chegay em Rorarima na terça-feira, passada, dia 14, e desde então, eu estava pernoitando no Posto Karakas, às margens da BR-174, bem na entrada da cidade de Boa Vista.
Estava porquê ontem um 'homem' chegou para mim, me sabatinando sobre o que eu fazia ali,há tanto tempo, (4 dias), sem sair para canto nenhum, logo 'eu' que, além de ser uma travesti, visivelmente de bom nível cultural, com alguns apetrechos tecnológicos, como, notebook, GPS, poderia estar me sujeitando a dormir no chão, ao relento, me alimentando 'mal'.
Indagou ainda, ou melhor, 'afirmou' que, "eu" não poderia estar ali à toa. Eu tinha um objetivo, uma missão, pois não havia coerência alguma em eu estar passando todas estas privações apenas por estar viajando. Queria saber o que 'realmente' eu queria ali e, acrescentou que, muitos caminhoneiros e outras pessoas dali do posto, já estavam 'cabreiros' e incomodados com a minha presença sem justificativa aparente.
Disse mais: Boa Vista é uma cidade de duas fronteiras internacionais, Guyana e Venezuela e, logo, por estes locais e postos acontece de tudo, tráfico de drogas, transportes ilegais de mercadorias e madeira, prostituição, pedofilia, venda ilegal de combustível contrabandeado, enfim... toda e qualquer forma de se ganhar dinheiro ilícitamente e, minha presença ali, simplesmente do nada, improdutiva, estava 'incomodando' a algumas pessoas.
Depois de muita conversa, e muitas explicações, acho que convenci o homem que, o motivo de eu estar ali era, pura e simplesmente o fato de estar sem dinheiro, esperando justamente meu pagamento aparecer no extrato do INSS para eu poder então seguir meu rumo e, que não havia motivo algum, para que ninguém ficasse preocupado pois, da 'terra' que eu vinha, uma das regras e não ver, ouvir ou falar coisa alguma. É simplesmente cada um viver a sua vida e bola pra frente. Acho que se convenceu.
Nos despedimos e eu, é claro, 'amarelei'. Imagina eu pagar-o-pato de algo que 'nem de longe' pudesse existir. Logo eu que, já estou completamente fodida, depois de ser 'assaltada' pela Marques Pinto, na travessia Belém x Manaus, que me deixou literalmente a Ø, ser confundida com um 'olheiro', X-9, P-2, sei lá...
Amarrei minha rede nas árvores, já que a chuva havia dado uma trégua e, já comecei a imaginar, como seria de agora em diante até o momento em que eu pudesse finalmente seguir viagem. Não dormiria mais a noite. Ficaria 'experta', como o homem me recomendou, e, só o faria durante o dia. Não ia eu,puta-velha, carioca, dar mole numa situação dessas.
Enquanto eu pensava com meus botões, vejo uma Shadow, 500cc, entrar no Posto para abastecer e pilotando, um cara, mais ou menos da minha idade, com um''puta" colete de couro, do MC de Roraima. Foi DEUS que mandou este cara.
Pulei da rede e fui até as bombas onde ele havia estacionado e, me apresentei, falando a ele que estava em viagem, rumo ao Canadá e se ele poderia entrar em contato com o presidente do MC deles, perguntando se poderia me dar algum tipo de apoio de 'pouso' por uns cinco dias, já que acredito não deva levar mais que isso para que emu pagamento apareça.
Imediatamente, "Madruga" como se apresentou, pegou seu celular e discou para o Presidente do Motoclube, um Cap. do Exército, que disse que ajudaria e que logo ele retornaria a ligação com alguma posição. Enquanto isso, Madruga me tranquilizou que, se não fosse possível nenhum dos 'colegas', virem dar uma força, ele me levaria para o sítio da irmão, cerca de 1 km do posto e que eu poderia ficar lá o tempo que fosse necessário. Um detalhe: - Eu não comentei nada sobre o papo que havia tido com o 'tal' homem... imagina se eu tivesse comentado.
Madruga pediu-me um tempo para que ele fosse num distrito de Boa Vista, próximo, e que quando ele retornasse, já me daria uma posição e me levaria para um lugar legal. Perguntou ainda sobre alimentação, grana para coisas de uso, enfim... foi extremamente solidário, como bem 'reza' a 'cartilha' de nós motociclistas e rider's.
Demorou cerca de uma hora e ele retornou dizendo que ainda não tinha nenhuma resposta, mas que eu ficasse tranquilo que ele iria em casa, que também é bem próxima do Posto e, assim que tivesse uma posição voltaria ali para me dizer.
Enquanto isso, desde que saiu a primeira vez, um grupo de caminhoneiros, que estavam desde cedo ali na lanchonete e, que viram e, seguramente ouviram o teor da minha conversa com o 'tal homem', acabou se aproximando, depois que viram que de fato eu não estava ali mal intencionado e me convidaram para comer um churrasco com eles, já que fizeram um rateio e compraram algumas costelas para assar na brasa, ali , entre os caminhões.
Houve também, na noite anterior outro caminhoneiro, de Sao Paulo, num 'truckado' que fizemos amizade e no final, quando se despediu de mim, foi na lojinha do posto e comprou 3 carteiras de Derby, assim como um madeireiro de Rorainópolis que pagou meu jantar, enfim, não havia até então nada que me levasse a 'imaginar' que minha presença estava sendo tão ruim assim.
Um dos caminhoneiros, do churrasco, me disse ainda que, se eu não estivesse 'subindo' para a Venezuela e, estivesse, ao contrário descendo rumo ao Centro-Sul, eu teria transporte garantido até São Paulo, pois, ele hoje, domingo, dia 19, partiria por Porto Velho de volta a Presidente Prudente.
Enfim. demorou mais uns 40 minutos e a noite já havia chegado e Madruga voltou para me buscar e me levar para o sítio da irmã, já que o pessoal do MC estava todo enrolado naquele dia, mas que não haveria problema algum em eu ficar lá, já que havia uma área coberta, bem ampla, com banheiro, cozinha, enfim. Esse cara, definitivanente foi mandado por Deus.
Este fato, apesar de traumático e assustador, valeu de experiência, ainda mais aqui, na porta de entrada da Venezuela, para que eu, de agora para diante não pare mais que 2 dias num lugar. Mesmo que eu ande apenas 2 kms, não devo mais ficar por um período maior que esse no mesmo ponto, já que agora, mais complicado ainda que os Estados de fronteiras aqui no Brasil, serão os países pelos quais vou passar, Venezuela, Colômbia, Pánamá, Nicaraguá, Costa Rica, Guatemala, El Salvador... tudo Países 'complicados' e com políticas bastante severas e 'instáveis'.

2 comentários:

  1. Cézar,

    eu tentei ingressar no site, mas o pessoal de lá é meio 'homofóbico' e, pelo visto saum a maioria, viajantes de Estados ou Municípios fronmteiriços... RIDER MESMO, se há, eu naum vi e, desisti de esperar a "boa vontade" deles me aceitarem no grupo e no site.

    Eu to me virando bem. Antes só que mal acompanhada. mas mesmo assim obrigada pela força e pela boa vontade, mas infelizmente este Grupo é mais firual do que RIDER'S de Verdade!

    ResponderExcluir
  2. Ola! eu venho acompanhando sua trajetoria ja tem 2 meses. e fiquei bem admirado com sua corajem, enfrentando todos os desafios, sem apoio de nenhum patrocinador. o que seria bom. eu acho, ate bom para voce, pois muitos que fazem estes tipos de viagem sempre arrumam patrocinio. e torço que tudo de certo para voce nesta empreitada. fiquei espantado ao saber o algunas pessoas em belem/manaus sao bastante ignorantes,
    em nao dar um minimo de informaçao correta ao um viajante. mais e isso mesmo é vivendo e aprendendo. boa sorte e Deu lhe guie. Renato Menezes Olinda PE

    ResponderExcluir

Ajude a diuvulgar o Blog e esta Viagem. Contribuições são bem vindas:

Agora você pode DOAR pelo PAYPAL, para - dressa.gasparelli@gmail.com - É fácil e rápido! - Vale também Cartão de Débito no Pay-Pal, ele aceita as duas modalidades.

Se for Correntista do BRADESCO, Tranferência entre Contas de Titularidade Diferente, para:

Agência: 886-Mangaratiba - Conta Poupança: 1000072-6 - José Luíz da Rocha Melo

PS. Há casos em que, dependendo da forma do depósito, é necessária a colocação completa da Agência, com dígito, sendo assim a forma correta é: 0886-9

Conto com todos. Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.