Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoaa feliz, de bem com a VIDA, curtindo cada momento como se fosse o último. UM DIA EU ACERTO!
Se não pode DOAR por Pay-Pal ou BankLINE, clique no BANNER acima, FAÇA um REGISTRO e já estará colaborando com USD 0,02. Cada centavo é benvindo. Conto com Vocês!

Tradução / Tradución / Translate - Ouvir Tema da Página

♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

sábado, 14 de março de 2009

Ilhéus, Valença, agora em Guaibim. - Um escândalo!


Bem, conforme foi prometido, e não postado, (rs), saí de trancoso no dia 12 e segui viagem, com a idéia de passar mais por cidades do interior baiano, ao invés de ficar apenas seguindo a BR-101.
Fui até Ibirapitanga, quan do peguei a BA-001, rumo à Camamu, conhecida como a “zona do dendê” e, onde há ainda um lindo litoral, com muitas praias, a maioria, ainda, selvagem, mas que eu não me arrisquei, pelo menos por enquanto, a acampar, preferindo ficar mesmo nos hotéis e pousadas que há espalhado por todo o canto deste imenso litoral baiano.
Logo que eu estava chegando a Camamu, que saindo da BR-101, dista cerca de 50 kms, já avistei as primeiras plantações de palmeiras, de onde, do seu fruto extraí-se o óleo de dendê.

Engraçado, para nós que não conhecemos, é o fato de que em áreas onde se faz a extração do fruto, não sei se por causa de algum processo, é o fato de que há no ar um cheiro, semelhante a torragem do café. Incrível, mas parece que se está torrando grãos de café ao invés de ser azeite de dendê.


Segui direto, sem parar em Camamu e fui até a próxima cidade, que não me recordo o nome, onde, por já ser meio-dia, parei para almoçar e aproveitar para fazer uma horinha, a fim de não ter de encarar o sol desse horário que é de fato aterrorizante para quem está desprotegida, mesmo que, usando bloqueador solar e protetor.
Segui viagem novamente, já eram quase duas horas da tarde. Minha meta, ou melhor, meu destino, era a cidade de Valença, portão de entrada para o famoso Morro de São Paulo, palco e atrativo de milhares de turistas, mas que no meu caso, era apenas um referencial, haja visto que, nada que já seja ‘muito explorado ou conhecido’ me atrai. Prefiro novas decobertas e, a sensação pelo desconhecido.
Voltando, mesmo sendo duas horas da tarde, o sol estava castigando, apesar de eu ter pego no trecho, muitos pontos em que nuvens, aplainavam, um pouco o castigo do sol, mas mesmo assim, era massacrante, tanto que por duas vezes parei a moto para reforçar o bloqueador, mas...
Lembrei que estava com pouco dinheiro, e que precisaria encontrar um banco ou caixa eletrônico neste trajeto e, durante uma pequena parada numa farmácia, de uma das cidades ao longo deste trecho entre, Camamu e Valença, fui informada pelo atendente que logo adiante, uns quarenta quilômetros, haveria uma agência do Bradesco, onde eu poderia me ‘reabastecer’ financeiramente.

Cheguei bem rápido a Valença. Uma cidade ‘grande’ se comparada as demais pelas quais eu vinha passando por todo o trajeto.
Por ser conhecida através do ‘Morro de São Paulo’, Valença também cresceu graças a popularidade que ganhou a localidade, através do turismo. Assim como Porto Seguro, que pude ver e constatar, não passa de ‘marketing’, Morro de São Paulo, (acredito,não fui verificar, até mesmo porquê o acesso se dá através de balsa), esta deva ser igual, ou seja, um ‘bando de turistas e gringos’ desvairados, tentando ou, fazendo coisas que jamais fariam em suas vidas cotidianas, consumindo quantidades cavalares de drogas sintéticas e maconha, enfim, tudo o que não era para ser mas que no fim de tudo “é”!
Tentei ficar numa pousada do Centro, mas depois que vi a ‘boa vontade’ e interesse em ter um hóspede novo do atendente, desconversei e perguntei a ‘figura’ se haveria, mais à frente algum outro local ou praia e que eu não tivesse ainda de andar muito mais pois, ainda não comentei, este foi o dia em que mais senti a viagem em termos físicos.


Não sei se por conta do dia anterior, (12/02), em que eu ‘puxei’ quase que direto, 350 kms, até Ilhéus, e, que diga-se de passagem, acabei caindo numa ‘pousada horrorosa’, onde o chuveiro não tinha água, o primeiro quarto que me deram não tinha janela e o, ‘teco-teco’ – ventilador -, era assim como o dito, ‘um baiano preguiçoso’, só sei que estava esgotadíssima e, para completar, minha hemorróida começou a atacar, talvez pelo fato de eu estar sentada direto e com o calor do banco da moto, sei lá.


Enfim, o ‘corpo’ me indicou a Praia de Gauibim, mais vinte quilômetros à frente e, eu, resolvi encarar, depois que ‘gentilmente’ fez questão de ‘frisar’ havia também pousadas no local.
Cheguei, já eram ‘quatro e pouco’ da tarde e, antes de procurar alguma pousada, preferi fazer como quando cheguei à Trancoso, fui fazer um ‘reconhecimento’ da área, para ver se haveria possibilidade de ‘cair acampada’, mas, a dor no meu corpo e, no meu ‘edi’ me fizeram optar mesmo por um local onde houvesse ‘água corrente’ e uma boa e macia cama, haja visto que já havia comprado uma pomada para a hemorróida e um anti-inflamatório e analgésico para a dor lombar que está me perseguindo faz uma semana.


Optei pela Pousada World, bem próxima a praia, e cujo o preço estava dentro do admissível. – Um adendo, NÃO CAIAM numa de FAZER ou FILIAR-SE ao ALBERGUE DA JUVENTUDE! - É tudo firula. Pelo menos aqui no nordeste, uma vez que quando você liga para o HOSTEL, para saber preços e diárias eles sempre cobram acima do valor real o que não compensa em nada você se um alberguista! – Aconteceu em Porto Seguro e aconteceu em Ilhéus. Em Porto, me foi dito e cobrado por telefone, - pasme -, uma diária em “quarto coletivo” de R$ 50, e em Ilhéus, R$ 30, ou seja, melhor procurar outros lugares pois, com certeza você vai encontrar lugares ‘legais’ por preços bem mais em conta. Na média, R$ 25, o pernoite com café da manhã.

Realmente Guaibim é um paraíso. A praia é um escândalo e um convite a um banho e a um mergulho. Assim como por todo o litoral do nordeste, a água é quente, as areias são finas e vale a recomendação para se estiver procurando um lugar legal, dar uma passadinha por aqui.
A população local é bem hospitaleira e a estrutura do lugar, numa escala de zero a dez, é sete e meio, com os preços das coisas dentro do padrão normal.

Bem, vou ficando por aqui. Não sei se seguirei viagem hoje, dia 14/02, tavez eu saia amanhã de manhã, já que meu corpo, apesar de dar sinais de descanso, ainda está meio que dolorido, por isso não vou me arriscar e me cansar por demais.
Estou a cerca de 105 kms do Ferry-Boat, que faz a travessia para Salvador, logo, não há necessidade de se sair daqui hoje, podendo ser amanhã, mais reuperada e pronta.
Vou fazer, (espero), muitas fotos da cidade de Salvador e, logo que as tiver vou por aqui para todos darem uma ‘espiadinha’, parafraseando ‘Bial’ e seu BBB.
Fiquem com Deus, um beijão no coração de todos e até a próxima parada!

Um comentário:

  1. Oi louca mega amiga, que delicia recebr noticias estou adorando viaja junto com vc...esta sendo a Gloria maria ou e Zeça Camargo kkkkk, estou adorando leio tudo com calma e ate releio para ver se nao perdi alguma coisa...fiquei boba com o que vc falou do ALBERGUE DA JUVENTUDE, realmente e uma vergonha. E o Coroa que delicia amiga alem de receber um Aqué, e beber um leite o coroa o Paulo era tudo de bom.Eu fico imaginando a senhora pelada dentro da Pousada kkkkk ela adora mostra o corpo na medina.Quem pode pode afinal corpo ela tem e PODE mostra. O povo deve fica babando de sesejo.Salvador vc vai ver e muito grande, vai no Mercado Modelo e na praia do Porto da Barra e onde tem a Bixarada.Mega beijos

    ResponderExcluir

Ajude a diuvulgar o Blog e esta Viagem. Contribuições são bem vindas:

Agora você pode DOAR pelo PAYPAL, para - dressa.gasparelli@gmail.com - É fácil e rápido! - Vale também Cartão de Débito no Pay-Pal, ele aceita as duas modalidades.

Se for Correntista do BRADESCO, Tranferência entre Contas de Titularidade Diferente, para:

Agência: 886-Mangaratiba - Conta Poupança: 1000072-6 - José Luíz da Rocha Melo

PS. Há casos em que, dependendo da forma do depósito, é necessária a colocação completa da Agência, com dígito, sendo assim a forma correta é: 0886-9

Conto com todos. Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.