.
Bem, a noite começou com todos no jardim, saboreando uma espécie de "quentão", uma bebida tradicional da Finlândia, para a noite de Natal, que é um vinho tinto, com canela, cravo e amêndoa picada, aquecido. Muito saboroso, por sinal.
Depois dessa prévia de confraternização, entre povos, (haviam, Colombianos, Brasileiro, "eu", Irlandeses, Venezuelano, Ingleses, Americano e Francês), passamos todos à mesa para a Ceia, 'bilingue', também, com pratos da Colombia, pernil de cerdo ao molho e arroz negro, Finlândes, uns assados muito deliciosos e salsas, "maionese", feito com batatas e legumes, tipo, brocólis, tomate, cebola, cenoura e batatas miúdas, (do tamanho de uma jaboticaba), e, para sobremesa, Rabanadas, "made in Brasil", feitas por mim e uns biscoitos, Natalinos, também tradicional da Finlândia.
Todos comemos de nos fartar, e, depois de arrumarmos tudo, voltamos ao jardim para continuarmos a festa pelo Natal, que se estendeu até as três da manhã, com todos, 'borrachos', (bêbados), porém muito animados.
Elina e Eveliina, ainda nos presentearam à todos com pacotinhos de celofane vermelho, cheios de doces, pirulitos, enfim... Foi realmente para mim, um Natal muito diferente do que estou habituada, e, onde pude conhecer alguns costumes que jamais imaginaria existir.
Outra curiosidade é que os Irlandeses, ao contrário de nós, e mesmo participando da festa, não costumam comemorar no dia 24 para 25, e sim, no próprio dia 25, dia de Natal.
Se fez??? Acordei, toda, toda de esperança de comer a rabanada, que sabemos é bem mais saborosa de um dia para o outro e cadê??? O prato onde estavam, estava lavado em cima da pia. MIFU!!!
ResponderExcluir