Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoaa feliz, de bem com a VIDA, curtindo cada momento como se fosse o último. UM DIA EU ACERTO!
Se não pode DOAR por Pay-Pal ou BankLINE, clique no BANNER acima, FAÇA um REGISTRO e já estará colaborando com USD 0,02. Cada centavo é benvindo. Conto com Vocês!

Tradução / Tradución / Translate - Ouvir Tema da Página

♪ Músicas online grátis! Acesse: www.powermusics.com

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DAS x DIAN, dois órgãos que não se entendem na Colômbia.

E quem paga o pato? - O turista inocente e desavisado!
Minha 'via-crucis', começou no dia 7 passado, quando à quatro dias de expirar meu Visto, de 90 dias, eu procurei o DAS, órgão responsável pelos estrangeiros aqui na Colômbia para pedir uma prorrogação, de 30 dias, o máximo que eles dão por vez, e assim esperar a passagem das Festas de fim de ano para então seguir meu caminho.
Juntei tudo necessário, Formulário de Pedido de Prorrogação de Visa, duas cópias dafolha de rosto do Passaporte, duas cópias da folha de saída do último País e entrada na Colômbia, duas fotos 3 x 4, enfim, tudo o que tinha direito, necessidade e foi exigido.
Feito isso, me foi solicitado que retorna-se entre 10 e 15 dias, pois este era o tempo em em que se tramitava toda papelada naquele órgão e, por eu estar de moto, pedi então, um documento, especificando que a prorrogação estava em andamento, para que eu apresentasse ao DIAN, órgão aduaneiro, para onde eu me dirigia naquele momento a fim de também pedir a prorrogação do documento de trânsito e importação temporária da 'Guerreira', no País, me sendo informado não ser necessário pois, no DIAN o procedimento seria semelhante, tendo eu que redigir de próprio punho um pedido de prorrogação.
Cheguei ao DIAN, pouco antes das duas da tarde, peguei um modelo, que me foi cedido por uma funcionária de nome Nancy, muito atenciosa e solícita por sinal, concluí meu pedido, então esta mesma funcionária me levou ao protocolo, onde o documento foi devidamente protocolado, com data, hora etc, em duas vias, e assinado, sendo uma dessas me sido entregue.
Votei para o Hostal, tranquilo, e assim permaneci até ontem quando, fui ao DAS, carimbar meu Passaporte com a prorrogação até o dia 11 de janeiro de 2010, o que ocorreu tranquilo, sem nenhum problema. De posse do novo Visa, fui então ao DIAN para enfim, por a data na documentação de prorrogação e aí começaram os problemas.
Mesmo tendo eu comparecido no dia 07/12/2009, ou seja, quatro dias antes do vencimento do meu primeiro Visa, esta data, não é colocada no carimbo, sendo posta a do dia em que se dá o novo visto no caso, ontem, dia 22/12/2009, com validade até 11 de janeiro de 2010, ou seja, contando 30 dias dias mais, porém nenhuma referência, clara, a este tempo é feita e com isso, para o DIAN, ficou um período em aberto de 23 dias entre a data em que eu dei entrada em tudo até o dia da expedição do novo Visto.
Alegaram que meu pedido de prorrogação havia sido indeferido pois, não havia nada que comprovasse que eu havia dado entrada no pedido em data anterior ao vencimento do primeiro Visto, e eu, claro, contestei pegando a cópia protocolada ali mesmo no DIAN, no dia 07/12/2009, às 14:23 min, sendo dito que não tinha nenhum valor pois não provaria ou mostraria que eu tinha feito o mesmo procedimento naquele dia no DAS.
FUDEU! - Peguei então um número de telefone que me havia sido dado no DAS, para qualquer dúvida e passei ao tal Chefe da repartição, pedindo para que ligasse ao DAS e confirmasse, se eu havia ou não dado entrada em tudo na data de 07/12/2009, e depois, de muita má vontade ele ligou sendo então dito a ele o mesmo que a mim, que este era o procedimento do DAS, que mesmo se dando entrada numa data, esta apenas é referencial para a prorrogação que contará 30 dias a mais, a partir da data do vencimento, no meu caso dia 11/12/2009, e que a data constante no carimbo, é a do dia em que se faz este procedimento.
Não adiantou. O Chefe do DIAN estava para fuder. Depois de desligar, disse a mim que fosse ao DAS e pedisse um 'Movimento Migratório', pois, segundo ele, neste documento constaria a data de meu pedido de renovação e com isso ele poderia anexá-lo ao meu pedido para então poder me dar a prorrogação da moto, mas que eu, antes fosse ao protocolo e assinasse um documento, tomando ciência de que o pedido feito no dia 07, havia sido rejeitado e com isso minha moto então passaria a ilegalidade, sob risco de apreensão.
Educadamente, (nessa hora temos de ser frios e muito calculistas), eu disse a ele que jamais eu iria assinar qualquer coisa, tomando ciência de um 'erro' o qual eu não cometi. Que no meu País, se eu acato uma sugestão dessas eu estaria admitindo uma culpa a qual eu não teria e que de maneira alguma, ( nem FUDENDO), eu assinaria nada e que ele quisesse que esperasse eu ir ao DAS, providenciar o tal "Movimento Migratório" aí sim, de posse deste documento, já que o que foi protocolado ali por eles, serviria apenas para limpar a bunda, eu poderia tomar ciência ou não da negativa.
Nos despedimo e saí de lá PUTO, Loca do Meu CU, e voltei para o Hostal, já que eram quatro e meia da tarde e as repartições fecham as quatro.
A noite no Hostal, preocupado e temendo o pior, (claro, sempre pensamos no pior), resolvi arrumar as coisas para hoje de manhã ir ao DAS, foi quando, descobri que, no estresse todo na sala do 'F.D.P.' do Chefe do DIAN, eu acabei deixando sobre a mesa, dele, meu PASSAPORTE, que ele pediu quando estava ao telefone com o DAS.
Ótimo!!! Sem Visto com a data correta, sem prova do DAS que eu havia dado entrada em tudo quatro dias antes de vencer meu prazo, com um pedido de prorrogação protocolado na Aduaneira, que não servia para porra nenhuma, nem limpar o CU porque o papel é de bobina de Fax, arranha, e, agora pra completar, SEM PASSAPORTE. - O que faltava?
Não preguei o olho a noite toda. Mal amanheceu, eu enviei um E-Mail a Embaixada do Brasil, em Bogotá, relatando tudo, achei o endereço de uma Representação do nosso Consulado, aqui em Medellín, fiz a mesma coisa, e as 07:30 hs, eu liguei para o Vice-Cônsul para falar o que estava acontecendo, só que a ligação estava péssima e eu acabei saindo para o DAS, sem concluir nada com o Consulado.
Cheguei ao DIAN, eram 08:05, subi e falei com a recepcionista que havia me recebido ontem que eu havia deixado meu PASSAPORTE na mesa do Chefe dela, então esta me levou até ele, e disse que eu estava ali por causa do meu PASSAPORTE esquecido na véspera.
A reação do F.D.P., foi a que eu temi a noite inteira, ou seja, "deu de ombros", dizendo que não sabia de nada. Disse a ela que olhasse na mesa, da sala onde fui recebida e, UFA!, o passaporte estava lá. PATA-KILL-PAREO, suspirei para mim mesmo. Agradeci e saí rumo ao DAS.
No DAS, nem cheguei a entrar. Na portaria mesmo um funcionário do Setor de Estrangeiros, indagou onde e o que faria e depois de eu explicar-lhe tudo e qual orientação me havia sido dada pelo Chefe do DIAN, que havia contactado o DAS na véspera, este me desencantou dizendo que o documento de Movimento Migratório, não daria ao DIAN nenhuma informação a não ser a minha data de entrada na Colombia, ou seja, 11/09/2009, e, mesmo que assim, eu ainda quisesse pegálo, seria necessário ir ao Banco, pagar uma taxa de 42 mil Pesos, dar entrada num requerimento e este trâmite levaria ainda 15 dias para ser concluído!
FUDEU, de novo! - Depois de muitas argumentações e sugestões para que então eles me dessem ali, alguma coisa que comprovasse ao DIAN, que eu dei entrada nestes documentos no dia 07/12 e que leva-se, de 10 a 15 dias até a finalização de tudo e que o prazo dado havia sido de 11/12/2009 até 11/01/2010, este funcionário, iluminado, talvez pelo 'Espírito Natalino', pegou meu PASSAPORTE e foi até lá dentro me pedindo para aguardá-lo que ele veria, se seria possível acrescentar no carimbo, o período de tempo de 11/12/2009 à 01/01/2010, mas que isso seria meio improvável pois não era esta a forma comum e que se fazia a todos os outros estrangeiros motorizados.
Cinco longos e intermináveis minutos de espera se passaram, até que um outro funcionário veio até mim e me convidou a acompanhá-lo. Lá fui eu, rezando, implorando e pedindo a todos os Santos, Brasileiros, Colombianos, Venezuelanos, despatriados, enfim, que todos iluminassem e intercedessem à meu favor naquele momento.
Mais cinco ou dez minutos não sei de espera e, o mesmo funcionário, veio e me conduziu a uma sala, onde mais quatro outras pessoas discutiam sobre meu caso, me dizendo que seria feita uma anulação do carimbo posto no dia de ontem e que um novo seria colocado com a data de 07/12/2009 até 11/01/2010. BENDITO SEJA TODOS OS SANTOS E ORIXÁS DA BAHIA!
Só não lambi o cu de cada um dos que estavam ali porque seria indelicadeza da minha parte mas agradeci muito a todos eles esta generozidade e desejei a cada um um Feliz Natal, de Paz e harmonia.
De volta ao DIAN, o F.D.P., "tonto" me recebeu e depois de uns cinco minutos folheando de um lado para o outro meu Passaporte, à cata de alguma outra 'brecha' para me 'FUDER' e prender minha moto, 'jogou a toalha', se dando por vencido, mas antes, indagou-me como eu havia conseguido tão 'rápido' resolver toda a pendenga que "ele próprio, Filho da Puta", havia criado. Minha resposta foi a seguinte:
- Talvez o Espírito Natalino, tenha ajudado, pois a data é de harmonia e de Amor, e, que além, e, apesar de tudo, ainda havia no mundo e nos Países, pessoas de boa índole e de bom coração dispostas a resolver o problema das outras! - Calei o Filho da PUTA!
Saí de lá, ainda sem a documentação, pois, segundo ele a pessoa que poderia assinar a revogação da negativa anterior não estava no momento, só regressando à tardinha, deixando meu telefone do Hostal, para que este me avisasse de quando poderia ir buscá-lo, coisa que eu sei o F.D.P. não vai fazer, mas tranquila pois enfim a moto e eu, estamos segura e reconhecidamente LEGAIS, mesmo sem NUNCA em MOMENTO ALGUM ter estado na ILEGALIDADE, mas que para este infeliz, que nem filho de chocadeira pode ser comparado, esteve por conta do erro e falta de comunicação e harmonia entre os órgãos!
Um Feliz Natal a todos e, RODA PRA FRENTE!!!

Um comentário:

  1. Caramba!!! A grande ajuda que os santos te deram foi o seu passaporte não ter sumido...

    ResponderExcluir

Ajude a diuvulgar o Blog e esta Viagem. Contribuições são bem vindas:

Agora você pode DOAR pelo PAYPAL, para - dressa.gasparelli@gmail.com - É fácil e rápido! - Vale também Cartão de Débito no Pay-Pal, ele aceita as duas modalidades.

Se for Correntista do BRADESCO, Tranferência entre Contas de Titularidade Diferente, para:

Agência: 886-Mangaratiba - Conta Poupança: 1000072-6 - José Luíz da Rocha Melo

PS. Há casos em que, dependendo da forma do depósito, é necessária a colocação completa da Agência, com dígito, sendo assim a forma correta é: 0886-9

Conto com todos. Obrigada!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.