Dia 11/10/2012
Desculpem a demora na atualização da Trip, mas a coisa complicou logo no segundo dia da minha partida de Milton, depois da noite, no primeiro waypoint programado de parada em Robertsdale, no Estado do Alabama.
Depois de cruzar a África, Ásia e Oceania, ela atravessou para a América do Norte e, segue rumo a América do Sul, Terra del Fuego. Sua historia está em seu Blog em: http://aliciasornosa.com
Mas voltando ao que interessa, passei esta primeira noite ali, em Oasis Truck Stop.
Dia 12/10/2012
Ainda em Mobile, o Motorhome voltou a falhar. Tinha rodado apenas 16 Mi. Imaginei que fosse, como da outra vez, problema no relay, e como eu havia comprado um reserva, logo que pude, ou melhor, logo que ele 'apagou' de vez, eu parei para trocar.
Tentei usar o 'scanner', mas este não funcionou. Troquei e feito isso a coisa não se resolveu, continuou 'cortando' mas eu consegui, devagar e rezando muito, chegar a um 'trevo de uma cidade' e parar num posto de gasolina, onde o MH resolveu 'apagar' de vez.
Apavorada, lógico, pois saí 'na cara e na coragem' com apenas 300 Dólares para me manter e abastecer o MH até o dia 1, dia do meu pagamento, tentei em vão, por várias vezes fazê-lo voltar a funcionar e nada, até que me conformei com a minha 'sorte' e fui cuidar de comer alguma coisa, uma vez que havia saído de manhã sem nada no estômago e já eram quase três horas da tarde.
Comi, e fui buscar na NET soluções, dicas, idéias, enfim, algo que pudesse me ajudar a sair desta enrascada a qual eu havia me metido e, em contrapartida, abri o Mapsource para fazer um 'reconhecimento' de tudo o que havia de comércio disponível ao redor de onde eu estava encontrando algumas oficinas e já pensando na despesa que teria com reboque para levar o MH até qualquer uma delas.
Quatro horas, da tarde, resolvi dar outra tentativa e, graças ao meu bom Deus, o motor funcionou 'normal'. Aproveitei e já fui em busca da oficina que eu havia inserido no GPS e que ficava a 1 Mi do local onde eu estava parada.
Lá o atendente, muito solícito, disse que até poderiam eles consertarem se fosse este o caso, mas o MH não entrava na loja por ser muito alto, (aqui nos EUA, não tem essa de mecânico trabalhar na rua não). Perguntei então se haveria outra mecânica perto e este depois de me indicar a FORD, em Mobile e eu dizer a ele que o MH não tinha condições de rodar isso tudo, fez uma ligação e me indicou uma oficina cerca de 800 mts, dali, (repare que a primeira opção dele foi a FORD, em Mobile, umas 8 Mi, dali. Estadounidense é assim. Eles vão nos especialistas em primeiro lugar), e depois de agradecer lá fui "eu" tentar a sorte.
O chinês proprietário me atendeu e, por sorte, estava ali uma pessoa que falava español e assim eu expliquei o que estava acontecendo e o que eu precisava e ele traduziu para o 'china'.
Este então me disse que pelo horário, só poderia olhar o MH no sábado e eu respondi que não havia problema, que eu passaria ali a noite e pela manhã quando ele chegasse então me resolveria.
Aconteceu porém que eu resolvi abrir o capôt e mecher eu mesma nos relays e acabei descobrindo que o de ignição estava com mau contato, ou, 'aterramento', pois quando eu mechia nele ou aproximava da bateria ele acelerava o motor.
O 'china' então que havia se aproximado, olhou também e disse para eu comprar um novo na loja ao lado e trocar porque provavelmente seria este o problema. Assim fiz e, o MH continuou funcionando bem.
Arrisquei então, seguir pelo menos até o waypoint de parada que estava programado, mais 30 Mi à frente.
Arrisquei então, seguir pelo menos até o waypoint de parada que estava programado, mais 30 Mi à frente, mas com 15 Mi, rodadas, já deus uns ameaços, coisa pouca e, quando eu cheguei finalmente a parada em Travelcenters of America Truck Stop, Grand Bay, AL, ele já chegou cortando definitivamente.
Dia 13/10/2012
Sábado de manhã resolvi dar umas mechidas no motor. Descobri também que dois fusíveis estavam queimados. Um do som, que quando eu coloquei o estrepe entre os bancos, este bateu com força no amplificador e isso pode ter causado a queima e, outro que eu não sabia a que pertencia.
Troquei os dois e descobri que o outro era da ignição, o "Check-Engine" que é o responsável pelo contato e que aciona o computador e foi por isso que não consegui 'scannear' quando ele parou em Mobile.
Depois da troca, pluguei o scanner e fiz a leitura. Acusou os códigos: 32, Vávula EGR aberta, 87, Falha no Circuito primário da bomba de gasolina e 96, Falha no Circuito secundario da bomba de gasolina. Relay aberto, porém quando fui de novo dar o contato na chave, este não acendeu o "Check-Engine", queimou outro fusível.
O dois últimos códigos, eu já sabia, não causa maiores danos mas esta 'bendita' EGR... O que seria? Fui ver no manual e descobri que é a Válvula de Retransmissão dos Gases para o Cilindro. Lembrei que a 'Guerreira' teve um problema semelhante em Maceió e, a saída foi isolar o catalisador. Foi o que eu fiz. Embaixo do MH na junção dos dois canos estava lá o bendito sensor, eu desliguei e, depois de trocar o fusível o "Check-Engine" voltou a acender e, quando mudei a chave dos tanques, alternando para o traseiro, mais um fusível queimado! Tem coisa nessas bombas, (bóias dos tanques), mas isso é o menos pior... Troquei o fusível, não mechi mais e, 'beleza' não queimou de novo.
ALGUMAS FOTOS
| "Forrest Gump" - Este é corajoso |
| "Hot-Weel", rebocando um Mini-Trailler, muito legal! |
15/10/2012
Saí do Truck Stop, na segunda-feira, final da tarde. Passei primeiramente no mercado, comprei 2 sacos de pão, mais ovos e duas latas de legumes, em conserva, um pacote de macarrão.
Abasteci com 20 Dolares, (5,5 Galões, que de dá autonomia de 55 Mi), e segui para a Rest Area, logo após a Divisa de Estados, com o Mississipi, coisa de 19 Mi. Havia porém, caso o MH já desse problema uma opção de um Welcome Center, cerca de 6 Mi, apenas, no caminho.
Tudo bem. Ele rodou sem nenhum problema até 15 Mi, quando deu os primeiros sinais de engasgo leve, mas faltavam apenas 3 milhas e deu para chegar bem.
Desta feita, que fui começar a atentar para questão de temperatura. 'Caiu a ficha' de que mesmo muito quente, quando desligo o motor não há som de ventuinha funcionando, o que seria óbvio, ainda mais que o MH tem ar condicionado do veículo, independente do HOME.
Passei a averiguar isso. Na manhã de terça-feira, abri o capôt, liguei e me enfiei debaixo dele para olhar o ventilador. Estava funcionando, porém só ele, sem sinal nenhum de 'segundo estágio' ou coisa parecida.
Procurei a 'cebolinha', nada. Procurei o termostato, nada. Fui pra WEB fuçar. Descobri que tanto a cebolinha quanto o termostato estaum no bloco do motor, locais difíceis, mas existem. Sendo assim fiquei com isso na cabeça o dia todo. Quando caiu a noite, me deu uma coisa e resolvi num rompante colocar o MH na estrada. O tempo aqui é frio, bem frio a noite, dae se o problema fosse com temperatura, de jeito nenhum ele daria qualquer piripaque. Dito e feito.
Mandei ver na sorte. Antes porém, marquei alguns waypoints no GPS para alguma necessidade já que o próximo, certo e programado, estava a 32,2 Mi, demais para quem só estava rodando bem, no máximo 12.
Viagem tranquila. Sem nenhum engasgo ou o menor ameaço que fosse. "Tranquilin", BINGO! Está diagnosticado o problema e a causa.
Cheguei a Gulfport, no waypoint programado, Flying J Truck Stop, com o motor bem frio, logo é de fato 'temperatura' o problema.
Dia 17/10/2012
Hoje pela manhã, fiz o reconhecimento pelo Mapsource e descobri que há duas mecânicas próximas, (cerca de 5 milhas daqui), especializadas em Radiadores, logo já estou correndo atrás de conseguir no BRaza, uma ajuda de alguns companheiros para fazer logo este reparo e seguir em frente, se não, só poderei fazer quando receber meu pagamento no dia 1. Até lá vou ter que ir rodando somente a noite, madrugada ou manhã bem cedinho, com o sol e a temperatura ainda baixa.
É isso ai pessoal. Ah... desde domingo, quando fiquei reduzido a 80 Dolares que meu cardápio passou a ser Arroz e Ovo, com algum legume enlatado. Cigarro, 'no more'... é luxo!
Beijos no Coração de todos. Rezem por mim!!!







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