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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

De Volta!

Dia 11/10/2012


Desculpem a demora na atualização da Trip, mas a coisa complicou logo no segundo dia da minha partida de Milton, depois da noite, no primeiro waypoint programado de parada em Robertsdale, no Estado do Alabama.
Conheci nesta parada Alicia, uma espanhola, de Madrid, que, assim como "eu" fiz há anos atrás, 'chutou o balde', comprou uma BMW GS650, e 'meteu-o-pé' pelo mundo a fora.
Depois de cruzar a África, Ásia e Oceania, ela atravessou para a América do Norte e, segue rumo a América do Sul, Terra del Fuego. Sua historia está em seu Blog em: http://aliciasornosa.com
Mas voltando ao que interessa, passei esta primeira noite ali, em Oasis Truck Stop.

Dia 12/10/2012

Para não chegar muito cedo a minha nova parada, resolvi sair somente depois do meio-dia, já que com a programação de 50 Mi/dia, rapidamente eu já estava no próximo waypoint. Foi este meu erro!

Ainda em Mobile, o Motorhome voltou a falhar. Tinha rodado apenas 16 Mi. Imaginei que fosse, como da outra vez, problema no relay, e como eu havia comprado um reserva, logo que pude, ou melhor, logo que ele 'apagou' de vez, eu parei para trocar.
Tentei usar o 'scanner', mas este não funcionou. Troquei e feito isso a coisa não se resolveu, continuou 'cortando' mas eu consegui, devagar e rezando muito, chegar a um 'trevo de uma cidade' e parar num posto de gasolina, onde o MH resolveu 'apagar' de vez. 

Apavorada, lógico, pois saí 'na cara e na coragem' com apenas 300 Dólares para me manter e abastecer o MH até o dia 1, dia do meu pagamento, tentei em vão, por várias vezes fazê-lo voltar a funcionar e nada, até que me conformei com a minha 'sorte' e fui cuidar de comer alguma coisa, uma vez que havia saído de manhã sem nada no estômago e já eram quase três horas da tarde.

Comi, e fui buscar na NET soluções, dicas, idéias, enfim, algo que pudesse me ajudar a sair desta enrascada a qual eu havia me metido e, em contrapartida, abri o Mapsource para fazer um 'reconhecimento' de tudo o que havia de comércio disponível ao redor de onde eu estava encontrando algumas oficinas e já pensando na despesa que teria com reboque para levar o MH até qualquer uma delas.
Quatro horas, da tarde, resolvi dar outra tentativa e, graças ao meu bom Deus, o motor funcionou 'normal'. Aproveitei e já fui em busca da oficina que eu havia inserido no GPS e que ficava a 1 Mi do local onde eu estava parada.
Lá o atendente, muito solícito, disse que até poderiam eles consertarem se fosse este o caso, mas o MH não entrava na loja por ser muito alto, (aqui nos EUA, não tem essa de mecânico trabalhar na rua não). Perguntei então se haveria outra mecânica perto e este depois de me indicar a FORD, em Mobile e eu dizer a ele que o MH não tinha condições de rodar isso tudo, fez uma ligação e me indicou uma oficina cerca de 800 mts, dali, (repare que a primeira opção dele foi a FORD, em Mobile, umas 8 Mi, dali. Estadounidense é assim. Eles vão nos especialistas em primeiro lugar),  e depois de agradecer lá fui "eu" tentar a sorte.


O chinês proprietário me atendeu e, por sorte, estava ali uma pessoa que falava español e assim eu expliquei o que estava acontecendo e o que eu precisava e ele traduziu para o 'china'.
Este então me disse que pelo horário, só poderia olhar o MH no sábado e eu respondi que não havia problema, que eu passaria ali a noite e pela manhã quando ele chegasse então me resolveria.
Aconteceu porém que eu resolvi abrir o capôt e mecher eu mesma nos relays e acabei descobrindo que o de ignição estava com mau contato, ou, 'aterramento', pois quando eu mechia nele ou aproximava da bateria ele acelerava o motor.
O 'china' então que havia se aproximado, olhou também e disse para eu comprar um novo na loja ao lado e trocar porque provavelmente seria este o problema. Assim fiz e, o MH continuou funcionando bem.
Arrisquei então, seguir pelo menos até o waypoint de parada que estava programado, mais 30 Mi à frente.

Arrisquei então, seguir pelo menos até o waypoint de parada que estava programado, mais 30 Mi à frente, mas com 15 Mi, rodadas, já deus uns ameaços, coisa pouca e, quando eu cheguei finalmente a parada em Travelcenters of America Truck Stop, Grand Bay, AL, ele já chegou cortando definitivamente.

Dia 13/10/2012

Sábado de manhã resolvi dar umas mechidas no motor. Descobri também que dois fusíveis estavam queimados. Um do som, que quando eu coloquei o estrepe entre os bancos, este bateu com força no amplificador e isso pode ter causado a queima e, outro que eu não sabia a que pertencia.
Troquei os dois e descobri que o outro era da ignição, o "Check-Engine" que é o responsável pelo contato e que aciona o computador e foi por isso que não consegui 'scannear' quando ele parou em Mobile.

Depois da troca, pluguei o scanner e fiz a leitura. Acusou os códigos: 32, Vávula EGR aberta, 87, Falha no Circuito primário da bomba de gasolina e 96, Falha no Circuito secundario da bomba de gasolina. Relay aberto, porém quando fui de novo dar o contato na chave, este não acendeu o "Check-Engine", queimou outro fusível.
O dois últimos códigos, eu já sabia, não causa maiores danos mas esta 'bendita' EGR... O que seria? Fui ver no manual e descobri que é a Válvula de Retransmissão dos Gases para o Cilindro. Lembrei que a 'Guerreira' teve um problema semelhante em Maceió e, a saída foi isolar o catalisador. Foi o que eu fiz. Embaixo do MH na junção dos dois canos estava lá o bendito sensor, eu desliguei e, depois de trocar o fusível o "Check-Engine" voltou a acender e, quando mudei a chave dos tanques, alternando para o traseiro, mais um fusível queimado! Tem coisa nessas bombas, (bóias dos tanques), mas isso é o menos pior... Troquei o fusível, não mechi mais e, 'beleza' não queimou de novo.

ALGUMAS FOTOS

"Forrest Gump" - Este é corajoso

"Hot-Weel", rebocando um Mini-Trailler, muito legal!


15/10/2012

Saí do Truck Stop, na segunda-feira, final da tarde. Passei primeiramente no mercado, comprei 2 sacos de pão, mais ovos e duas latas de legumes, em conserva, um pacote de macarrão.
Abasteci com 20 Dolares, (5,5 Galões, que de dá autonomia de 55 Mi), e segui para a Rest Area, logo após a Divisa de Estados, com o Mississipi, coisa de 19 Mi. Havia porém, caso o MH já desse problema uma opção de um Welcome Center, cerca de 6 Mi, apenas, no caminho.
Tudo bem. Ele rodou sem nenhum problema até 15 Mi, quando deu os primeiros sinais de engasgo leve, mas faltavam apenas 3 milhas e deu para chegar bem.



Desta feita, que fui começar a atentar para questão de temperatura. 'Caiu a ficha' de que mesmo muito quente, quando desligo o motor não há som de ventuinha funcionando, o que seria óbvio, ainda mais que o MH tem ar condicionado do veículo, independente do HOME.
Passei a averiguar isso. Na manhã de terça-feira, abri o capôt, liguei e me enfiei debaixo dele para olhar o ventilador. Estava funcionando, porém só ele, sem sinal nenhum de 'segundo estágio' ou coisa parecida.
Procurei a 'cebolinha', nada. Procurei o termostato, nada. Fui pra WEB fuçar. Descobri que tanto a cebolinha quanto o termostato estaum no bloco do motor, locais difíceis, mas existem. Sendo assim fiquei com isso na cabeça o dia todo. Quando caiu a noite, me deu uma coisa e resolvi num rompante colocar o MH na estrada. O tempo aqui é frio, bem frio a noite, dae se o problema fosse com temperatura, de jeito nenhum ele daria qualquer piripaque. Dito e feito.
Mandei ver na sorte. Antes porém, marquei alguns waypoints no GPS para alguma necessidade já que o próximo, certo e programado, estava a 32,2 Mi, demais para quem só estava rodando bem, no máximo 12.
Viagem tranquila. Sem nenhum engasgo ou o menor ameaço que fosse. "Tranquilin", BINGO! Está diagnosticado o problema e a causa.
Cheguei a Gulfport, no waypoint programado, Flying J Truck Stop, com o motor bem frio, logo é de fato 'temperatura' o problema.
Abasteci novamente já que cumpri as 55 Mi totais que tinha, pus mais 20 Dolares, só que agora ganhei 3 milhas pois a gasolina aqui é mais barata, estacionei e dormi.

Dia 17/10/2012

Hoje pela manhã, fiz o reconhecimento pelo Mapsource e descobri que há duas mecânicas próximas, (cerca de 5 milhas daqui), especializadas em Radiadores, logo já estou correndo atrás de conseguir no BRaza, uma ajuda de alguns companheiros para fazer logo este reparo e seguir em frente, se não, só poderei fazer quando receber meu pagamento no dia 1. Até lá vou ter que ir rodando somente a noite, madrugada ou manhã bem cedinho, com o sol e a temperatura ainda baixa.
É isso ai pessoal. Ah... desde domingo, quando fiquei reduzido a 80 Dolares que meu cardápio passou a ser Arroz e Ovo, com algum legume enlatado. Cigarro, 'no more'... é luxo!

Beijos no Coração de todos. Rezem por mim!!!

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