A motocicleta, diferente do automóvel, tem dois sistemas, (independendes), de acionamento da lâmpada de freio, o 'STOP'. Em função disso, mesmo que um 'se dane', você tem o outro, não só no quesito 'segurança' como também no que tange a fiscalização pois não há no mundo Polícia que não atente para os detalhes de luzes de seta e freios nos veículos.
Eu como 'bom fudedor', claro, consegui FUDER os dois de uma única vez, não me perguntem como, mas fato é que estava "eu" andando aqui na 'TERRA de TIO SAM, desde dezembro, quando cheguei sem luz de freio, um "prato" para a POLÍCIA daqui que sempre está atento a tudo e a qualquer coisa.
Hoje, "bateu disposição" e lá fui eu fuçar o que tinha acontecido e descobri que ambas 'cebolinhas', tanto a do traseiro, no pedal, quanto a do dianteiro na manete, estavam em curto, talvez por água, talvez pelo tempo, haja visto que a do freio traseiro eu troquei no México em setembro de 2010, mas a do dianteiro, nem nunca tinha nem olhado.
Comecei pela dianteira. Desaparafusei e quando fui olhar, o plástico ressecado de uma borda partiu-se, nada demais não era em lugar de importância por isso tudo bem, mas, deixou um pedaço pequeno do filamento à amostra, podia ser isso que estava fechando curto.
Parti para o traseiro. Saquei a cebolinha, testei, mexi, fucei e NADA. Nenhum sinal. Voltei a dianteira depois de desligar o 'jump' da traseira, recoloquei, tentei acionar o freio e NADA... Complicado. Decidi então esquecer o dianteiro e, deixar a peça fora para quando fosse ao WALMART, passar na loja do 'Ben' e encomendar um similar se houvesse por aqui.
Desmontei toda a cebolinha do freio traseiro. Havia água dentro, mas os filamentos não estavam corroídos nem mesmo enferrujados, talvez por conta do WD que eu tenho hábito de pôr em todos os circuitos, mas independente disso, mesmo assim ele não funcionava. Resolvi desplugar o 'jump' e testar direto fechando corrente na base. Funcionou. Então o problema estava do 'jump macho', para a cebolinha. Desfiz a emenda com o rabicho da cebolinha comprada no Mexico. Testei e funcionou. Logo a extensão do 'jump' estava OK, sobrando assim a 'cebolinha' propriamente dita.
Fato é que, ao contrário das comercializadas no Brasil esta mexicana, não é blindada e por isso consegui fazer uma verdadeira operação de desmonte, findando por descobrir que o problema eram os fios partidos, que eu troquei, remontei e blindei agora tudo usando a boa e velha cola epóxi, (ARALDITE).
Voltando a 'Guerreira', que é minha realidade, (rs), enquanto eu fui no Correio, deixei as partes que quebraram-se colando pois, novamente testei com cuidado para a'outra' parte quebrada não encostar no ferro do gidão e fechar curto e ela havia funcionado, logo bastava eu conseguir reparar este 'dano' novo que foi mais sério e eu não precisaria de pressa para comprar uma peça nova.
É por esta e por outras coisas que eu sou 'radical' e esculacho mesmo os pela sacos que vivem nas comunidades de motociclismo pedindo ajudas desnecessárias, quando eles próprios, TEM por OBRIGAÇÃO, saber mexer em suas motos e fazer manutenção e mecânica.
Aproveitei ainda para dar uma completadinha o óleo que havia baixado um pouco, (ainda faltam 400 kms para a próxima troca), e já terminei o serviço. Vamos ver agora quando pinta dispisição de tirar as peças cromadas que enferrujaram, para eu repintar. A tinta 'cromo' já está aqui, a pasta para remover a ferrugem, so falta mesmo "disposição".







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude a diuvulgar o Blog e esta Viagem. Contribuições são bem vindas:
Agora você pode DOAR pelo PAYPAL, para - dressa.gasparelli@gmail.com - É fácil e rápido! - Vale também Cartão de Débito no Pay-Pal, ele aceita as duas modalidades.
Se for Correntista do BRADESCO, Tranferência entre Contas de Titularidade Diferente, para:
Agência: 886-Mangaratiba - Conta Poupança: 1000072-6 - José Luíz da Rocha Melo
PS. Há casos em que, dependendo da forma do depósito, é necessária a colocação completa da Agência, com dígito, sendo assim a forma correta é: 0886-9
Conto com todos. Obrigada!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.